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Segunda-feira, 09 de Dezembro de 2024
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BRASIL

Patrocinadora é obrigada a mudar locais de venda de cerveja

Decisão foi tomada pela família real do Catar

Jhonattan Zacharias
Por Jhonattan Zacharias
Patrocinadora é obrigada a mudar locais de venda de cerveja
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No último sábado, quando faltavam oito dias para o jogo de abertura da Copa do Mundo, entre Catar e Equador, a Fifa e a Budweiser foram informadas de que precisariam mudar os locais de venda de cerveja nos estádios do Mundial.

A decisão foi tomada pela família real do Catar e comunicada à Fifa e à empresa, que passaram a correr para fazer as mudanças a tempo do primeiro jogo da Copa do Mundo, entre Catar e Equador, domingo, às 13h (de Brasília), no estádio Al Bayt.

O consumo de álcool é rigidamente controlado no Catar. Apenas alguns hotéis e restaurantes têm licença para vender bebida alcoólica.

Segundo o apurado, algumas lojas tinham levado mais de 20 dias para serem montadas – e agora estão sendo desmontadas em tempo recorde.

Em comunicado enviado ao ge, a AB InBev, empresa que controla a marca Budweiser, confirmou que recebeu o pedido no dia 12 de novembro e que seu foco é "oferecer a melhor experiência possível ao consumidor sob as novas circunstâncias".

 

A Fifa e o Comitê organizador da Copa (cujo nome inteiro é Comitê Supremo de Entrega e Legado) emitiram um comunicado conjunto, no qual dizem que estão "finalizando os planos operacionais para a Copa do Mundo" e informam que "os horários e os locais para venda de cerveja nos estádios estão mantidos".

Ao contrário de todas as edições anteriores da Copa do Mundo, em 2022 o consumo de cerveja será proibido dentro dos estádios – a não ser nos camarotes. Os torcedores "comuns" com ingresso para os jogos poderão comprar cerveja no entorno dos estádios – dentro do perímetro entre o controle de segurança e as catracas.

A venda vai começar com a abertura dos portões, que ocorrerá três horas antes de cada jogo – quatro horas no caso de abertura e final – e vai ser interrompida cerca de 40 minutos antes do apito inicial, assim como a venda de comida e de merchandising. A venda de cerveja será retomada após o fim de cada jogo, durante uma hora.

Também haverá uma "fanfest" em Doha, com venda de cerveja a partir das 18h30. A entrada na fanfest é grátis.

De acordo com o jornal "The New York Times", que também noticiou a mudança nos locais de venda em torno dos estádios, a AB Inbev paga cerca de US$ 75 milhões para a Fifa a cada quatro anos, para patrocinar a Copa e ter o direito de ser a vendedora exclusiva de cerveja durante o evento.

 

Restrições

 

Num documento chamado "Fan Guide" (Guia do Torcedor) publicado nesta semana, a Fifa dedica um breve – mas didático – capítulo ao assunto. Depois de explicar como vai funcionar a venda no entorno dos estádios, a entidade avisa:

– Os torcedores devem observar que é proibido consumir álcool fora das áreas designadas. Os torcedores também devem observar que não é permitido trazer álcool para o Catar. Os torcedores devem evitar viajar com álcool de seus países de origem ou comprar produtos no free-shop no caminho, para evitar o confisco na chegada ao Catar.

A mudança nos locais de venda de cerveja no entorno dos estádios não é a primeira alteração inesperada promovida pela organização da Copa do Mundo. Pouco mais de três meses atrás, o jogo de abertura do Mundial, inicialmente previsto para o dia 21 de novembro, uma segunda-feira, foi antecipado para o domingo, dia 20.

 
FONTE/CRÉDITOS: GLOBO ESPORTE
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