Recorde de LeBron James premia consistência histórica; veja gráficos
Rei do basquete está na 20ª temporada na NBA e só teve uma com média de pontos abaixo de 25 por jogo
O recorde do total de pontos na carreira em temporadas regulares, que pertencia ao pivô Kareem Abdul-Jabbar até a noite desta terça-feira, permaneceu intacto por quase 34 anos. Para bater “a marca que muitos achavam que jamais seria batida”, nas palavras do comissário da NBA, Adam Silver, o astro LeBron James precisou de longevidade e consistência.
Em verdade, o Rei do basquete consolidou a carreira mais consistente da história do esporte. Com 38 anos recém-completados, o ala está na sua 20ª temporada na NBA e tem média de 27,2 pontos por jogo. Isto nos 1.410 duelos em que pisou em quadra desde o dia 29 de outubro de 2003.
Já são 19 temporadas consecutivas em que LeBron supera a média de 25 pontos por jogo. A única exceção na gloriosa trajetória foi a primeira campanha, entre os 18 e os 19 anos de idade (20,9 pontos). É um feito sem paralelo.
Kareem Abdul-Jabbar, por exemplo, logrou este patamar nas suas nove primeiras temporadas. Nas outras 11, apenas mais uma vez. Michael Jordan atuou por 15 temporadas na NBA e anotou 25 ou mais pontos por jogo em 12 delas. Wilt Chamberlain alcançou a marca em 8 de 14 campanhas.
LeBron James
Como LeBron, Kevin Durant conseguiu 25 pontos de média em todas as suas temporadas, menos na primeira. Mas a grande estrela do Brooklyn Nets soma “apenas” 14 anos na liga. No total da carreira, o bicampeão da NBA tem média superior a LeBron (27,3).
James define a si próprio como um jogador que pensa primeiro no passe. Não à toa, é o quarto maior assistente da história da NBA em temporadas regulares, em números absolutos. Ainda assim, atingiu nesta terça-feira o jogo de número 1.140 com, ao menos, 10 pontos anotados consecutivamente.
Média de pontos de LeBron James
Mas a consistência vai além. Ela é provada dia após dia, durante todo o ano. Apenas na temporada atual, LeBron teve 22 jogos com 30 pontos ou mais e 22 jogos com menos de 30 pontos. Mas anotou menos de 20 pontos apenas duas vezes.
Do dia do seu aniversário de 38 anos (30 de dezembro) até esta terça, foram cinco jogos de 40 pontos ou mais. Ele anotou, em média, 33,9 nos 17 duelos disputados. O astro não dá sinais de desaceleração, e o próximo candidato a recordista não está no horizonte. Pelas próximas décadas.