A Secretaria de Saúde de Limeira, por meio do Serviço Especializado em Moléstias Infectocontagiosas de Limeira (Semil), realizou na manhã desta sexta-feira (1º), na Praça Toledo Barros, uma testagem rápida de HIV e sífilis. A ação marcou o Dia Mundial de Luta contra a Aids e o lançamento da campanha de Prevenção a Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), o Dezembro Vermelho.
Foram realizados 42 testes, 21 de HIV e 21 de sífilis. A coleta ocorreu no coreto da praça, onde também houve distribuição de folhetos e de preservativos. Todos os testes de HIV apresentaram resultado negativo, no entanto, três pessoas positivaram para a sífilis - elas foram encaminhadas para atendimento no Semil.
A diretora de Vigilância em Saúde da prefeitura, Renata Martins, falou sobre a importância da ação, como forma de interromper a cadeia de transmissão dessas doenças. “A testagem é simples e rápida, e em caso positivo, o paciente terá acesso imediato ao tratamento, evitando novas contaminações”, frisou Renata. “Além do diagnóstico, nosso objetivo é conscientizar a população sobre a necessidade de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s)”, destacou.
Comentários: