O Capivariano está de volta à elite do futebol paulista e com muitos méritos. Com uma vitória por 3 a 1 sobre o Ituano na noite deste sábado, diante de 6,7 mil torcedores no Estádio Carlos Colnaghi, em Capivari, o Leão conquistou o acesso na Série A2 e vai disputar o Paulistão na próxima temporada pela terceira vez em sua história de 106 anos - as outras duas foram em 2015 e 2016, quando acabou rebaixado.
O time tinha a vantagem de jogar pelo empate, depois de ganhar por 1 a 0 fora de casa, mas subiu com um novo resultado positivo. Daniel Baianinho, Matheus Guilherme e Vinicius Popó fizeram os gols do Capivariano - Neto Berola descontou para os visitantes.
A vaga à elite é o principal fruto da classificação sobre o Ituano, mas nao o único. Agora o Capivariano vai decidir o título contra o Primavera, que vai configurar como caçula do paulistão em 2026.
Os times vão definir quem chegará à elite como campeão da A2. A Federação Paulista de Futebol ainda vai detalhar datas e horários dos jogos, mas a tabela base indica o primeiro no meio da semana (2 de abril) e a grande decisão no sábado (5) ou no domingo (6).
Por ter melhor campanha, o Primavera tem o direito de fazer a partida de volta em casa. Em caso de igualdade no placar agregado (dois empates ou uma vitória para cada lado pela mesma diferença de gols), a disputa do título vai para os pênaltis.
No primeiro tempo de jogo, a equipe do Ituano teve as primeiras chances do jogo, com Neto Berola como jogador mais perigoso. Aos 25 minutos, ele invadiu a área, mas foi bloqueado por Ricardo Cerqueira no momento da finalização. Na sequência, o atacante recebeu lançamento de Yann Rolim e obrigou Guilherme Nogueira a fazer grande defesa. Já o Capivariano marcou na primeira chegada perigosa. Após cobrança de lateral dentro da área, Vinicius Popó desviou de cabeça, e Baianinho completou para as redes. Ainda deu tempo de Popó desperdiçar uma oportunidade clara de ampliar.
Já na segunda etapa e precisando virar o cenário, o Ituano partiu para cima na segunda etapa, mas o Capivariano foi mais efetivo. Depois de Yann Rolim salvar uma bola em cima da linha em cabeçada de Bruno Silva, aos cinco, Matheus Guilherme fez 2 a 0 em chute de fora da área. Neto Berola ainda tentou dar esperança para o Ituano ao reduzir aos 23 minutos, mas Popó, aos 38 minutos, foi às redes para sacramentar o acesso e liberar de vez a festa da torcida do Leão nas arquibancadas em Capivari (SP).
Comentários: