É preciso levar em consideração que esse tipo de levantamento deve estar registrado na Justiça Eleitoral antes de ser divulgado.
À medida que se aproxima a data da votação, as pesquisas eleitorais começam a se intensificar para apurar a preferência do eleitorado em relação aos candidatos das Eleições 2024. E o resultado do levantamento, que retrata o momento em que foram feitas as entrevistas, costuma ser uma ferramenta para impulsionar campanhas. Mas como saber se os dados divulgados são mesmo verdadeiros?
É preciso levar em consideração que uma pesquisa, para ser divulgada, deve ser registrada na Justiça Eleitoral. Sem esse registro, é uma pesquisa falsa.
"Se as pesquisas forem divulgadas sem registro, cabe representação e multa. Multa, inclusive, alta, a partir de R$ 50 mil. Para saber se é verdadeira, tem que checar o registro perante a Justiça Eleitoral", ressaltou Gabriela Rollemberg, especialista em Direito Eleitoral e fundadora da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político.
Ao entrar na página, do lado esquerdo, o primeiro ícone é uma lupa indicando "Consultar Pesquisas". Selecione a opção, que levará para uma tela na qual o eleitor deverá indicar a resposta para pelo menos duas questões: "Eleição" (municipais 2024) e "UF" (Estado). Se quiser filtrar mais o resultado, pode incluir a opção "Município", marcando a cidade de onde deseja informações.
Comentários: