A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira uma operação para combater um suposto esquema de corrupção envolvendo a Prefeitura de Ilhéus, no litoral sul da Bahia. Entre os locais onde ocorreram buscas estão a sede da prefeitura e endereços em Salvador, Itabuna, Lauro de Freitas e Vitória da Conquista.
O objetivo da operação é investigar fraudes em licitações e desvios de recursos públicos em contratos que ultrapassam R$ 45 milhões. As apurações apontam para um esquema de propina a agentes públicos para favorecer empresas em licitações nas áreas de saúde, educação e limpeza urbana.
De acordo com o portal G1, o prefeito Mario Alexandre (MDB), conhecido como Marão, e o ex-secretário de Gestão Bento Lima, candidato à prefeitura pelo PSD e aliado de Marão, estão entre os investigados. A Justiça determinou a quebra de sigilo bancário e a apreensão de valores, com imagens divulgadas pela PF mostrando grandes quantias de dinheiro vivo.
Os investigados poderão responder por crimes de fraude em licitação, corrupção, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro. A prefeitura de Ilhéus ainda não se manifestou oficialmente sobre as acusações.
Comentários: