Com o objetivo de colher informações sobre a arborização urbana, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga a Prefeitura quanto à qualidade dos serviços prestados pela concessionária de energia elétrica no município, a empresa Elektro Redes S.A. (Neoenergia), agendou uma oitiva com o biólogo e professor Rogério Mesquita para a próxima reunião do colegiado que acontece após o recesso parlamentar, no dia 6 de fevereiro, a partir das 14h, com transmissão ao vivo pelos canais de comunicação da Câmara no Youtube, Facebook e site.
O objetivo é colher informações técnicas sobre a arborização urbana para contribuir com a elaboração do relatório final da CPI. Os parlamentares explicaram que as interrupções de energia podem acontecer, muitas vezes, em decorrência de queda de galhos sobre a fiação elétrica, por esse motivo buscam a opinião do especialista. A deliberação aconteceu na reunião da Comissão desta terça-feira, 12 de dezembro, na qual os parlamentares também encaminharam requerimentos de informações à Prefeitura e à Elektro.
Os parlamentares questionaram a Prefeitura sobre o número de processos abertos contra a empresa Elektro desde o ano de 2020. Também citaram dados apresentados na resposta da Elektro quanto ao número de clientes que ficaram mais de 10 horas sem energia nos anos de 2021, 2022 e 2023.
Segundo a empresa, em 2021 foram 3.705 clientes, em 2022 3.054 ficaram sem energia e em 2023 totalizaram 7.003. Diante da resposta, os vereadores pediram à Elektro que informe qual a porcentagem de clientes que ficaram sem energia por mais de 10 horas de forma recorrente. Os parlamentares afirmaram que a finalidade do questionamento é entender se é o mesmo grupo que tem sofrido sempre com as interrupções.
A CPI
A CPI é composta pelos vereadores Elias Barbosa (Podemos), presidente; Jorge de Freitas (PSD), relator; Isabelly Carvalho (PT), vice-presidente; Lu Bogo (PL), secretária; e Marco Xavier (Cidadania), membro. Também acompanharam os trabalhos o procurador legislativo da Câmara, Maroilton Almeida Santos; e os representantes da Prefeitura, os procuradores Paulo Roberto Barcellos e Alexandre Aparecido Bosco. As reuniões são transmitidas ao vivo, o vídeo pode ser conferido na íntegra neste link.
O colegiado foi criado pelo Ato da Presidência Nº 32/2023, por meio do Requerimento de CPI Nº 4/2023, de autoria de Elias Barbosa.
Comentários: