Tv Agora Limeira, A primeira streaming da cidade.

Segunda-feira, 09 de Dezembro de 2024
da
da

Limeira

Gestão Compartilhada de Áreas Verdes é alternativa para conservação de espaços públicos; 20 locais estão inseridos no programa

Atualmente, 20 locais são geridos por esse dispositivo, como a praça Camilo Ferrari, no Jd. Santo André (adotada em 2020 pela CP Kelco)

Redação Jornalismo
Por Redação Jornalismo
Gestão Compartilhada de Áreas Verdes é alternativa para conservação de espaços públicos; 20 locais estão inseridos no programa
PML
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A gestão compartilhada de praças e áreas verdes, entre a Prefeitura de Limeira e pessoas físicas ou jurídicas, vem se mostrando um excelente mecanismo para conservação e requalificação desses espaços. A afirmação é do prefeito Mario Botion, que regulamentou em 2019 a legislação que trata do tema (Lei 5.638).  

Atualmente, 20 locais são geridos por esse dispositivo, como a praça Camilo Ferrari, no Jd. Santo André (adotada em 2020 pela CP Kelco), a Praça Prof. Antonio de Queiroz (adotada pelo Senai no mesmo ano) e a rotatória no entroncamento da Av. Campinas com a Rua Dr. Trajano (adotada por Claudio Zalaf Advogados, em 2022). Outras quatro áreas estão em fase de análise.

“A gestão compartilhada é uma forma de promover a participação da sociedade civil organizada e de empresas na manutenção de áreas verdes”, comentou Botion. “A regulamentação permitiu que esse instrumento legal fosse implantado no município, favorecendo a cultura do pertencimento e da convivência social”, completou o prefeito. 

Publicidade

Leia Também:

Para a gestão compartilhada, o interessado deve protocolar na prefeitura um requerimento com as seguintes informações: indicação da área, projeto com diretrizes a serem implantadas e proposta paisagística. Além disso, é preciso anexar cópia de documentos pessoais, de comprovante de endereço, do CNPJ (quando for o caso) e do Contrato ou Estatuto Social. 

O processo será analisado pelas secretarias competentes, incluindo a pasta de Meio Ambiente e Agricultura. Após a aprovação do requerimento, a autorização será publicada no Jornal Oficial, por meio de decreto, contendo o prazo de validade da medida, que pode ser por período determinado ou prorrogável. A legislação permite a fixação de uma placa de identificação do gestor responsável pelos cuidados com a área, quando se tratar de pessoa jurídica.

A secretária de Meio Ambiente, Simone Zambuzi, ressalta que o trabalho de zeladoria da área compartilhada é devidamente fiscalizado pela pasta e que os resultados são positivos. “Temos diversos exemplos bem sucedidos de gestão compartilhada de áreas públicas e novos pedidos serão muito bem-vindos”, frisou. 

A Praça Antonia Ferraresi, na Av. Pedro Elias, recebeu diversas melhorias depois que foi adotada no ano passado, como iluminação, pintura, plantio de árvores e pergolado. Proprietário de um açougue ao lado da praça, Aarão Souza Silva avaliou positivamente a gestão compartilhada do espaço. “Melhorou bastante”, afirmou. 

Além de praças e áreas verdes, a gestão compartilhada pode ser instituída em canteiros de avenidas, rotatórias, estradas e pontes rurais, áreas de lazer e locais destinados à prática esportiva. Todas as áreas passíveis de adoção podem ser consultadas no site da prefeitura (www.limeira.sp.gov.br/secretarias/meio-ambiente-e-agricultura/gestao-compartilhada). Os interessados também podem solicitar informações na Secretaria de Meio Ambiente, pelo telefone 3442-9628.

FONTE/CRÉDITOS: TV AGORA
Comentários:
Redação Jornalismo

Publicado por:

Redação Jornalismo

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais
tv
tv
af
af

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )