Botafogo (RJ) e Atlético (MG) fizeram a final da Libertadores da América neste Sábado (30/11) no Estádio Monumental, em Buenos Aires, na Argentina.
O Botafogo, com uma campanha impecável, era considerado o grande favorito para decisão da Libertadores da América, mas não esperava a expulsão de Gregore aos 2 minutos de partida que poderia custar o título do Fogão.
Mesmo com um à menos em campo, o Botafogo de Artur Jorge continuou concentrado na grande final, tentando jogar no erro do Atlético que mesmo com um à mais tinha dificuldades no setor de criação, devido ao esquema armado pelo treinador do Botafogo de Artur Jorge.
Demostrando uma força mental e uma superação muito grande dentro de campo, o Fogão encontrou forças para abrir o placar do jogo aos 35 minutos com Luiz Henrique, que aproveitou um bate rebate em uma jogada trabalhada da equipe carioca, fazendo 1 x 0 para o Glorioso, levando o torcedor botafoguense ao delírio.
O Atlético atrás do placar, não conseguia levar perigo ao gol de John, que não teve muito trabalho no primeiro tempo de partida, e aos aos 44 minutos da etapa inicial, Luiz Henrique em um contra-ataque para o Botafogo sofreu pênalti cometido pelo goleiro Éverson, que A. Telles converteu para o Fogão, fazendo 2 x 0 Glorioso.
Na segunda etapa precisando reverter o placar, o Atlético fez algumas alterações, e Vargas que entrou na volta do segundo tempo, diminuiu para o Galo aos 2 minutos da segunda etapa, fazendo 2 x 1 e dando esperança ao torcedor atleticano.
Depois disso o Atlético pressionou praticamente toda a segunda etapa, com Vargas, tentando empatar a partida, mas prendendo grandes oportunidades de gols na cara do goleiro John do Botafogo.
O jogo se encaminhava para o apito final do árbitro, quando Júnior Santos, artilheiro do Botafogo na Libertadores da América, fez uma grande jogada na linha de fundo, desiquilibrando a defesa do Galo que não conseguiu cortar o cruzamento, sobrando de volta para júnior Santos que não desperdiçou e fez 3 x 1 Fogão, sacramentando o título da Libertadores da América de 2024 para o Botafogo. final de jogo, Botafogo 3 x 1 Atlético.
Com o título o Botafogo conquista sua primeira Libertadores e está classificado para o Mundial de Clubes que acontecerá em Junho de 2025 e terá um novo formato com grandes clubes do futebol mundial.
Botafogo campeão da Libertadores da América de 2024!
Comentários: