O Governo de São Paulo republicou nesta segunda-feira (9), no Diário Oficial do Estado, o edital de licitação do Túnel Imerso Santos–Guarujá. Estruturado pela Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), o projeto, parceria com o Ministério de Portos e Aeroportos, é um marco da engenharia nacional e terá seu leilão realizado no dia 5 de setembro de 2025, na sede da B3, em São Paulo.
A nova versão do edital traz ajustes técnicos e operacionais no modelo de concessão, com foco em ampliar a atratividade junto ao setor privado, garantir segurança jurídica ao processo e proporcionar mais eficiência na execução do contrato. Com 1,5 km de extensão — sendo 870 metros sob o canal do estuário —, o túnel será o primeiro do tipo no Brasil, utilizando a técnica internacional de túnel imerso. A infraestrutura contará com três faixas por sentido, sendo uma exclusiva para Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), além de uma galeria destinada a pedestres e ciclistas. A concessão terá prazo de 30 anos, com investimento estimado em R$ 6,8 bilhões, e abrangerá as etapas de construção, operação e manutenção do sistema.
“O túnel Santos–Guarujá simboliza o tipo de obra que queremos entregar: estruturante, com inovação, parceria entre entes públicos e que melhora de forma concreta a vida das pessoas. Vamos tirar do papel um projeto esperado há décadas com responsabilidade técnica e compromisso com a população”, afirmou o governador Tarcísio de Freitas.
Comentários: