Um projeto inovador no Recife ganhará destaque na próxima Conferência da ONU sobre o clima. Em uma horta no telhado de um casarão centenário no bairro de São José, cerca de 80 crianças estão aprendendo a lidar com a terra e a produzir alimentos orgânicos em um canteiro de 400 m².
A cada 15 dias, as mães das crianças colhem parte da produção, que inclui legumes, verduras e temperos, levando para casa uma alimentação mais saudável e acessível. Maria Helena dos Santos, dona de casa, destaca a importância do projeto: "Imagina se fôssemos comprar. Tem dia que nós nem dinheiro tínhamos. E aqui a gente leva de graça para os nossos lares."
Ercília Maria da Conceição, também mãe participante, ressalta o impacto positivo da horta: "Tem crianças e adultos que não têm essas frutas em casa, nem essas verduras. E aqui nós temos diretamente da horta para a mesa, uma coisa sadia que é cultivada pelos próprios alunos." O projeto não só promove a educação ambiental, mas também fortalece laços comunitários e o acesso a uma alimentação saudável.
Comentários: