Em uma reviravolta surpreendente, o presidente do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, foi detido em flagrante nesta quinta-feira (8) após a descoberta de uma pepita de ouro em seu quarto no hotel Meliá, em Brasília. De acordo com a perícia da Polícia Federal (PF), a pedra preciosa, com aproximadamente 39 gramas, possui características típicas de ouro primário, indicando origem direta de garimpo.
O laudo revela que a pepita tem um "teor aproximado de 91,76% de ouro contido" e estima-se que seu valor seja cerca de R$ 11.687,71. A descoberta ocorreu durante o cumprimento de busca e apreensão no quarto do presidente do PL, que é do mesmo partido da primeira-dama Michele Bolsonaro.
As características da pedra, como alto teor de ouro, textura, granulometria e composição química, apontam para sua origem como um produto aurífero primário, sem processamento, típico de atividades de garimpagem. O caso levanta questões sobre a procedência da pepita e a possível conexão do presidente do PL com atividades relacionadas à extração ilegal de ouro.
Comentários: