Tv Agora Limeira, A primeira streaming da cidade.

Domingo, 08 de Dezembro de 2024
tv
tv

Limeira

Púlpitos não podem ser usados como palanques, alerta legislação eleitoral

Lei 9.504/97 proíbe propaganda eleitoral em igrejas e templos; abusos podem resultar em multas e cassação de mandatos

Everton Crepaldi
Por Everton Crepaldi
Púlpitos não podem ser usados como palanques, alerta legislação eleitoral
REDES
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A legislação eleitoral brasileira (Lei 9.504/97) proíbe a propaganda política dentro de igrejas e templos religiosos, determinando que esses locais são bens de uso comum, assim como cinemas, ginásios e estádios. Quem utilizar púlpitos para pedir votos durante atos religiosos de qualquer religião pode ser multado com valores que variam de R$ 2 mil a R$ 8 mil.

Embora o abuso de poder religioso não seja reconhecido como uma categoria específica pela lei eleitoral – uma tese defendida pelo ministro Edson Fachin, do STF, mas derrubada pela maioria dos magistrados – a Justiça Eleitoral tem enquadrado casos em que candidatos utilizam a religião para conquistar votos como abuso de poder econômico ou político.

Esses abusos podem levar à cassação de mandatos ou candidaturas, mas a aplicação da punição nem sempre ocorre. Nas últimas eleições, mais de 200 denúncias de propaganda religiosa irregular foram registradas. O advogado eleitoral Fernando Neisser, em entrevista à TV AGORA DE LIMEIRA, afirmou que a tendência é que a Justiça Eleitoral receba ainda mais denúncias desse tipo nas próximas eleições municipais.

Publicidade

Leia Também:

O aplicativo PARDAL, do TSE, é uma ferramenta importante que permite denunciar esses abusos de maneira prática e, inclusive, de forma anônima.

FONTE/CRÉDITOS: TV AGORA
Comentários:
Everton Crepaldi

Publicado por:

Everton Crepaldi

Everton Crepaldi, 38, jornalista formado pela UNIMEP, empresário de eventos, formado em Marketing e estudante de Direito. Ex-proprietário da EveonTV, é CEO do Grupo Agora de Comunicação, destacando-se em mídia e inovação.

Saiba Mais
da
da
af
af

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )