Tv Agora Limeira, A primeira streaming da cidade.

Sabado, 07 de Dezembro de 2024
da
da

Limeira

Santa Casa apresenta adequações no COL para receber novo acelerador linear

O novo equipamento, de última geração, reduzirá de forma significativa o número de sessões de radioterapia.

Redação Jornalismo
Por Redação Jornalismo
Santa Casa apresenta adequações no COL para receber novo acelerador linear
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A Santa Casa de Limeira recebeu, nesta segunda-feira (1/7), a visita do deputado federal Miguel Lombardi para mostrar o espaço que está sendo adequado para receber a instalação de um novo acelerador linear no Centro de Oncologia de Limeira (COL). O novo equipamento, de última geração, reduzirá de forma significativa o número de sessões de radioterapia e o tempo do procedimento aos pacientes com tipos de câncer considerados mais complexos para tratamento.

O investimento no segundo acelerador linear Elekta Infinity é de aproximadamente R$ 9 milhões, que será inteiramente pago com verbas destinadas pelo deputado e contrapartidas da Prefeitura de Limeira. Com a proximidade da chegada do equipamento, prevista para o final de setembro, o provedor Wilson Rocha e o vice-provedor, José Mario Bozza Gazzetta, receberam as autoridades do Município e o deputado para prestar contas da programação do investimento e programação de instalação do equipamento que promete impactar positivamente na rotina dos pacientes que necessitam de radioterapia.

A previsão é de que até outubro o novo acelerador seja instalado. Por isso, o setor de manutenção do hospital prepara o espaço, que será onde funcionava o primeiro acelerador linear da Santa Casa de Limeira, que já teve a vida útil encerrada. Foram mais de 20 anos de funcionamento.

O segundo acelerador linear, em operação há aproximadamente 5 anos, também foi adquirido com recursos destinados pelo deputado Miguel. O funcionamento foi considerado uma grande evolução no tratamento de pessoas com câncer e, agora, a expectativa é a mesma com a chegada do segundo, com funcionalidades ainda mais atuais.

Após a instalação, tem a fase de verificação e de treinamento dos operadores da nova máquina, oriunda da Inglaterra. "São grandes as expectativas para iniciar a operação do novo acelerador, tamanha eficiência com a redução de sessões, tempo e até redução da necessidade de cirurgias, além da ampliação do tratamento a mais pacientes", diz Rocha.

Dra. Susiane Moraes Araújo, física médica responsável pelos equipamentos no COL, conta que, para o tratamento de câncer de próstata, por exemplo, em que atualmente são necessárias 38 sessões de radioterapia, com o novo acelerador serão de 15 a 20. Em casos de câncer de mama em que são necessárias 28 sessões, com a nova tecnologia serão cerca de 12 e, para tratamento de câncer de reto, são 25 sessões. Em alguns casos específicos, o tratamento poderá ser reduzido em até 5 sessões.

"Fico emocionado de poder contribuir efetivamente na melhoria de condições de tratamento para pessoas que lutam para vencer o câncer", diz o deputado Miguel Lombardi. O parlamentar, o prefeito e a vice-prefeita também estiveram em outros setores do hospital. 

Comentários:
Redação Jornalismo

Publicado por:

Redação Jornalismo

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais
af
af
tv
tv

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )