Tv Agora Limeira, A primeira streaming da cidade.

Terça-feira, 29 de Abril de 2025
da
da

LGBTQIAP+

São Paulo pode declarar Parada LGBT+ como Patrimônio Cultural Imaterial

Limeira segue sem data oficial , porém fundação da comissão organizadora segue em ritmo acelerado

Lucas Oliveira Mendes
Por Lucas Oliveira Mendes
São Paulo pode declarar Parada LGBT+ como Patrimônio Cultural Imaterial
sp
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A vereadora Amanda Paschoal (PSOL/SP) protocolou hoje na Câmara Municipal de São Paulo um Projeto de Lei para declarar a Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo, organizada pela APOLGBT-SP (Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo), um Patrimônio Cultural Imaterial da cidade.

A iniciativa reconhece a importância histórica, social e cultural da manifestação, que se consolidou como símbolo da luta por direitos civis, visibilidade e cidadania plena para a comunidade LGBT+.

Realizada desde 1997, a Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo é uma das maiores do mundo, atraindo milhões de pessoas à Avenida Paulista todos os anos.

Publicidade

Leia Também:

Em 2022, a manifestação reuniu  milhões de pessoas durante a semana do evento, de forma presencial e virtual, demonstrando sua relevância internacional.

Além de ser uma plataforma de reivindicação por políticas públicas inclusivas, a ParadaSP também movimenta a economia local, tendo gerado meio bilhão de reais em 2024, segundo dados da SPTuris.

"A Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo vai além de uma celebração. É um grito de resistência contra o preconceito é uma afirmação clara de que não aceitaremos retrocessos em direitos conquistados. Reconhecer seu valor cultural é garantir sua preservação e dar mais força a essa luta", afirma a vereadora Amanda Paschoal.

O projeto também destaca o impacto turístico e econômico da manifestação, que supera 600 milhões de reais anuais e contribui para os setores hoteleiro, de transporte, de bares e restaurantes, atraindo visitantes nacionais e internacionais, além de impulsionar debates sobre diversidade e inclusão.

Se aprovado, o reconhecimento como Patrimônio Cultural Imaterial reforçará o compromisso da cidade com a promoção dos direitos humanos e a valorização da diversidade.

“Num momento de retrocessos globais às pautas e demandas da comunidade LGBTQIA+ e de outras minorias, que também tem reflexos no nosso país e na nossa cidade, essa é muito mais do que uma medida simbólica”, completa.

 

Associe-se à APOLGBT-SP

A APOLGBT-SP, organização responsável pela Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo, convida o público a se tornar pessoas associadas para fortalecer sua rede e participar das decisões que influenciam o maior evento LGBT+ do mundo. Desde sua criação em 1999, a associação tem garantido infraestrutura, segurança e visibilidade à Parada, além de definir temas anuais que direcionam o debate sobre direitos e inclusão.

 

Além da Parada, a APOLGBT-SP promove eventos paralelos, como debates, workshops e ações sociais, incluindo a “Parada Solidária”, que apoia LGBT+ em situação de vulnerabilidade. Durante a pandemia, a associação se reinventou com eventos online, mantendo sua mobilização ativa.

 

Para o futuro, a APOLGBT-SP busca expandir parcerias internacionais e capacitar voluntários em direitos humanos e organização comunitária. Quem desejar contribuir para essa missão pode se associar à entidade e participar ativamente da luta pelos direitos LGBT+.

Associe-se pelo link.

 

Sobre a ParadaSP

A ParadaSP, organizada pela APOLGBT-SP (Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo) é uma ONG, sem fins lucrativos, fundada em 1999. Detém a marca Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo, que acontece desde 1997 na Avenida Paulista. Parte desses participantes fundou a ParadaSP, que, desde então, cresceu com a ajuda de voluntários. A Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo tornou-se a maior do mundo, amplificando as vozes da comunidade LGBT+ e possibilitando que a ParadaSP realizasse outros eventos militantes.

 

Mais informações sobre a programação estão disponíveis no site oficial: 
https://paradasp.org.br

FONTE/CRÉDITOS: sp
Comentários:
Lucas Oliveira Mendes

Publicado por:

Lucas Oliveira Mendes

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais
tv
tv

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )