Na busca por promover um ambiente mais inclusivo e acolhedor, a Câmara Municipal de Limeira deu continuidade, nesta sexta-feira, 22 de dezembro, ao segundo ciclo de capacitação destinado aos seus servidores. A iniciativa, promovida pela Escola Legislativa Paulo Freire, teve como tema central o "Cordão de Girassol" e como identificar doenças ocultas. A palestra, ministrada pela psicóloga clínica Patrícia Tofoli, teve duração de duas horas.
O evento buscou destacar a importância do Cordão de Girassol como símbolo nacional de identificação de pessoas com deficiências ocultas. Aprovada sem veto pela Lei Federal N° 14.624/23 em julho deste ano, a medida abrange condições como surdez, autismo, diabetes, asma, limitações intelectuais, deficiências cognitivas, entre outras.
Patrícia Tofoli, em sua palestra, enfatizou a necessidade de combater preconceitos e discriminações, ressaltando a importância de uma abordagem correta aos usuários do cordão. "É essencial enfatizar o assunto para que todas as pessoas conheçam o Cordão de Girassol e sua importância, facilitando a vida das pessoas que têm deficiências aparentes e não aparentes", destacou a palestrante.
A capacitação, voltada inicialmente para os servidores do Legislativo, foi também aberta ao público em geral, refletindo o compromisso da Câmara Municipal em disseminar conhecimento e promover uma cultura inclusiva na sociedade limeirense. O evento faz parte de um ciclo de quatro etapas, visando abranger todos os colaboradores da Casa.
Em sintonia com a iniciativa federal, Limeira também regulamentou o uso do Cordão de Girassol no município. A Lei Municipal N° 6932/23, de autoria do vereador Betinho Neves (PV) e sancionada em 26 de setembro de 2023, estabelece não apenas a adoção do símbolo, mas também a capacitação dos servidores do Poder Executivo.
A Câmara Municipal de Limeira reforça seu compromisso com a promoção da inclusão e do respeito às diversidades, visando construir uma sociedade mais justa e acolhedora para todos os cidadãos.
Comentários: