No início da noite desta quarta-feira, 13/03/2024, a Direção do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Limeira (SINDISEL) realizou uma assembleia crucial com toda a categoria dos servidores públicos, visando decidir os próximos passos da Campanha Salarial de 2024.
Inicialmente convocada para apresentar a proposta do Governo Mário Botion, a reunião foi adiada pela administração municipal, gerando indignação entre os servidores. O adiamento, sob uma justificativa insatisfatória de falta de disponibilidade de sala, foi percebido como desrespeito à dedicação diária dos servidores à população limeirense.
Diante desse cenário, a Direção do SINDISEL protocolou estado de greve e manteve a assembleia para definir os próximos passos da mobilização.
Principais Demandas
Uma das atividades aprovadas na Assembleia foi a entrega em mãos, para o Senhor Prefeito, de Abaixo-Assinados reiterando os principais pontos de pauta da categoria. Estes incluem:
- Valorização diferenciada de 12% no Piso da categoria e adicional de periculosidade para auxiliares gerais e merendeiras;
- Extensão do vale alimentação para todos os servidores da categoria;
- Apoio aos servidores citados no processo do concurso 03/2014, prejudicados injustamente.
Movimento Paredista
Além disso, foi aprovado um movimento paredista para a próxima terça-feira, dia 19/03, com a participação de toda a categoria. Este movimento será realizado caso o governo não apresente uma proposta que atenda às demandas da categoria até sexta-feira, 15/03, às 15h.
Contexto Financeiro
A Direção do SINDISEL ressalta que a Prefeitura de Limeira possui finanças saudáveis, evidenciadas pelo aval de empréstimos milionários por parte de bancos e vereadores, além de um comprometimento com gasto pessoal abaixo do limite prudencial. Em contrapartida, a falta de prioridade em convocar mais servidores para suprir as defasagens nos quadros e a ausência de valorização real aos servidores têm sido uma marca do governo atual.
A cidade teve um crescimento significativo em sua receita nos últimos anos, indicando recursos disponíveis para a valorização dos servidores. O SINDISEL enfatiza que a falta de vontade política é o verdadeiro obstáculo para a resolução satisfatória da situação.
Diante deste impasse, os servidores municipais se preparam para uma possível paralisação, demonstrando sua determinação em lutar por seus direitos e por uma valorização justa de seu trabalho.
Comentários: