O terreiro do Pai Marcelo fica localizado em Dias D'Ávila, na região metropolitana de Salvador. A Bahia não tem delegacias especializadas em crimes raciais e de intolerância religiosa.
o Brasil tem se tornado mais intolerante quando o assunto é religião. Dados do governo registraram um aumento de denúncias de intolerância religiosa, sobretudo as religiões de matriz africana.
Em Dias D'Ávila, na região metropolitana de Salvador, o machado de Xangô, o orixá da justiça, protege o terreiro do Pai Marcelo, mas a criminalidade não se intimidou. Foram dez invasões nos últimos oito anos.
Publicidade
“Dez assaltos é você entrar num furacão. Fomos perseguidos. Eles não tinham mais nada para assaltar, mas eles arrombavam janela, quebravam. Todas as janelas foram trocadas do terreiro. Portas, se botava uma porta hoje, eles quebravam sete dias depois. E você entrava em pânico”, relata o babalorixá, João Marcelo Correia Nobre.
"Eles também arrombaram, que é a casa de Xangô, onde eles botaram as imagens ao chão. Nós não temos a riqueza material. Temos a riqueza espiritual, a riqueza que fortalece a ancestralidade. Aqui está envolvido o amor, muito amor, muita dedicação", completa o pai Marcelo.
Comentários: