Um episódio de intolerância religiosa chocou moradores de São Francisco do Guaporé, em Rondônia, após um pastor evangélico invadir um Centro de Umbanda e destruir objetos sagrados utilizados nos rituais da casa. O caso aconteceu na última quarta-feira (17) e está sendo investigado pelas autoridades.
O homem foi identificado como Antônio Muniz. Segundo testemunhas, ele entrou no barracão segurando uma Bíblia, fez uma oração e, em seguida, passou a quebrar diversos itens religiosos do local. Toda a ação foi registrada em vídeo por uma cuidadora do centro, que acompanhava o ocorrido no momento da invasão.
O pai de santo Alécio Pereira dos Santos, responsável pelo espaço religioso, tentou dialogar com o invasor para conter a situação, mas, temendo que o episódio evoluísse para um confronto físico, optou por acionar a Polícia Militar. Os policiais foram até o local e conduziram o homem à delegacia.
Após prestar depoimento, Antônio Muniz foi liberado, mas poderá responder pelos crimes de intolerância religiosa, invasão de domicílio e dano criminoso. Além das possíveis sanções penais, ele também pode ser condenado a pagar multa e indenizar os prejuízos materiais causados ao centro religioso.
O caso reacende o debate sobre o respeito à diversidade religiosa no Brasil e a necessidade de combater atos de violência motivados por intolerância. A Rede Amazônica informou que tenta localizar a defesa de Antônio Muniz para manifestação sobre o ocorrido.

Comentários: