A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Saneamento, realizou uma ação de conscientização no Pátio Limeira Shopping. A iniciativa, que integra a campanha Natal + Verde, ocorreu na última semana. Foram abordadas cerca de 200 pessoas, que receberam orientações sobre como tornar as celebrações de fim de ano mais sustentáveis e com menos impactos ambientais.
Durante a atividade, houve também doação de 66 mudas de árvores nativas. A equipe técnica da pasta indicou o porte e espécie adequada para cada caso. Entre as disponibilizadas, estavam pitanga, amora e quaresmeira.
NATAL + VERDE
A campanha Natal mais Verde tem como objetivo incentivar o consumo consciente e o reaproveitamento de materiais e de alimentos. A iniciativa conta com conteúdos nas redes sociais oficiais da Prefeitura. Entre as sugestões, estão reutilizar os enfeites natalinos e preferir aqueles produzidos a partir de materiais reciclados.
Além disso, a regra é sempre fugir dos plásticos, seja na embalagem de presente - optando pelo papel ou tecido, seja nos utensílios - optando por copos, pratos e talheres de materiais duráveis como louça, vidro e metais.
A preparação dos alimentos para a ceia também pode ser sustentável. A dica é que a família se organize para preparar o suficiente de acordo com a quantidade de convidados, evitando desperdícios. Comprar de pequenos produtores locais e optar por alimentos da estação, como tomate, cenoura, rúcula e almeirão, além das frutas ameixa, damasco e romã, garante mais sabor nas refeições. No dia seguinte, fazer receitas diferentes com aproveitamento das sobras pode surpreender positivamente.
Outra proposta da campanha é adotar um estilo de vida com menos acúmulo em casa. Se comprar uma roupa nova ou um brinquedo novo para as crianças, quer dizer que alguma coisa usada pode ser doada. A destinação correta dos resíduos gerados nas festas também é fundamental. O material reciclável deve ser encaminhado à coleta seletiva ou a um ecoponto. Já o resíduo orgânico deve ser colocado nas lixeiras, no caso da área urbana, e nas caçambas, no caso da área rural.

Comentários: